Mudei meu enfoque sobre a epidemia do Covid19:
Washington Post “Uma doença não precisa ser a pior de todos os tempos para produzir o pior cenário de todos os tempos. Basta impor ônus adicionais aos recursos de saúde superiores à capacidade desses recursos”
Depois de ler o artigo que mostra o gráfico do pico de epidemias, resolvi passar para a ação.
Esta é uma análise mais que adequada, e mostra a atitude que devemos tomar: informar a população e cuidar da prevenção, inclusive e principalmente com autoisolamento voluntário mesmo ainda não doentes.
Gráfico elaborado pelo cientista Drew Harris e adaptado pelo biólogo Carl Bergstrom mostra como medidas de prevenção podem retardar o contágio da Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde — Foto: Carl Bergstrom e Esther Kim/CC BY 2.0 fonte: G1-MUNDO
Colaborar para não disseminar a doença e reduzir a pressão no sistema de saúde pois é isto que está matando as pessoas, não propriamente pelo vírus, mas por outras causas que não podem ser atendidas.
Vamos todos, voluntariamente, desde o início, FICAR EM CASA o máximo possível. Não promover nem frequentar reuniões e eventos de qualquer natureza, principalmente se envolverem aglomerações. Lembrem que, os mais sofre com o vírus são os idosos, mas, quem o transporta são os jovens/adultos ativos da sociedade!
Faça sua parte! Fique em casa. Ajude a achatar a curva! E como vivemos em uma era digital, ajudem a espalhar a hashtag
#EuFicoEmCasa
E vamos fazer dessa ideia uma corrente nas redes. É este o momento para medidas drásticas quanto a evitar aglomerações; vamos tentar sensibilizar governantes e população de que o “prejuízo” em suspender por 1 ou 2 meses aulas, congressos, feiras, formaturas, bailes e baladas, torcidas em jogos, cinema e teatro, cerimônias religiosas, viagens, aniversários, visitas, etc, será bem menor do que o que teremos no sistema de saúde e na economia como um todo, se a curva não for achatada.
Sem falar no número de mortos…
Eu Vou Ficar Em Casa
Dr. Cláudio Trezub
LINKS RELACIONADOS
G1 MUNDO – Um gráfico explica a pandemia