FERRAMENTAS PARA AUXÍLIO NO ATENDIMENTO À DISTÂNCIA

Publicado em: 27 de mar, 2020

TEMPO DE LEITURA: Aprox. 3min

“Diante da chegada do novo coronavírus ao Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade de serem adotadas no país, em caráter excepcional, algumas modalidades da telemedicina. De acordo com a entidade, a autorização tem por objetivo proteger tanto a saúde dos médicos como a dos pacientes.” Agência Brasil

Estamos vivenciando uma situação nova e inesperada, que vai exigir adaptações e mudanças tanto na nossa vida comunitária, como na profissional. Não só os pacientes, mas também os médicos têm o dever de ficar em casa.

Mas pode-se simplesmente “desligar” a chave, fechar consultórios e ficar em casa? Os pacientes continuam tendo necessidade de orientação, e inclusive atendimento, por causas diversas, que não podem esperar o fim da quarentena.  Da mesma forma os advogados… apesar de a justiça estar trabalhando remotamente, os processos continuam caminhando, e o atendimento de clientes precisa continuar, de alguma forma, sob pena de se perder prazos ou criar um hiato no ingresso de novas ações.

Para os médicos em geral que não estão envolvidos com o atendimento da epidemia, é hora de se tornarem virtuais. Em caráter emergencial o Conselho Federal de Medicina – CFM, autorizou o uso da telemedicina como forma de sustentar os atendimentos de consultório, o que significa que vários procedimentos podem ser realizados remotamente, possibilitando assim que não haja solução de continuidade do atendimento (veja aqui o que dispõe o CFM).

Da mesma forma os médicos peritos podem fazer uso de ferramentas tecnológicas para, por exemplo, proceder perícias à distância, ou obter informações complementares entrevistando o periciando por vídeo-chamada, entre outros procedimentos.

SOLUÇÕES:

Entendendo que a situação atual exige medidas que antes não eram sequer cogitadas, mas que agora se fazem necessárias, nossa equipe de tecnologia propôs algumas soluções RÁPIDAS, de FÁCIL acesso e GRATUITAS para que o contato médico/paciente, bem como advogado/cliente seja ao menos mantido, evitando assim maiores perdas nesse árduo caminho.

Nossa intenção é colocar uma grande quantidade de ferramentas aqui, mesmo elas sendo já de conhecimento geral, mas com a intenção de chamar atenção as suas funcionalidades e importâncias:

WHATSAPP: Fácil, ágil e todos possuem – A grande jogada do whatsapp neste momento é a grande utilização dele pelo Brasil. Todos que possuem um celular, possuem o whatsapp. 

  • PRÓS: Fácil manuseio / Permite envio de áudios, vídeos e bom número de formato de documentos-arquivos / Realiza chamadas de voz e vídeo gratuitos / Pode ser utilizado como chat de texto no computador sem necessidade de instalação de programa adicional. / Transferência de arquivos, como laudos e receitas
  • CONTRAS: Número pessoal de telefone vinculado a conta / Tamanho de arquivos limitado / Perda de qualidade de fotos enviadas / Baixa qualidade em chamadas de vídeo e muitas interrupções dependendo da internet / Conversas com baixa criptografia e permanecem armazenas nos dispositivos / Não pode ser utilizado como chat de áudio e vídeo no computador.

TELEGRAM: Leve, seguro e sem número de telefone – O aplicativo, que também é de smartphones, funciona exatamente com o mesmo propósito do whatsapp, porém oferece algumas ferramentas que podem ser interessantes neste momento, como deixar oculto o número da linha telefônica (utilizando nome de usuário ao seu lugar) e chats com grande criptografia, oferecendo maior privacidade nas conversas.

  • PRÓS: Pode ser utilizado de forma confidencial, sem expor o número de telefone, por exemplo / Mais seguro, oferecendo chats com alta criptografia / Leve e com uma interface simples de se utilizar/ Pode ser utilizado em navegadores em computadores / Transferência de arquivos, como laudos e receitas
  • CONTRAS: Não oferece suporte a chamadas de áudio nem de vídeo / Provavelmente será necessário que o aplicativo seja apresentado ao paciente-cliente / Necessita instalação e cadastro.
  • LINKS: 
  • https://telegram.org/ – Download do aplicativo (somente smartphones)
  • https://web.telegram.org/ – uso via navegador (somente computadores)
  • Como funciona o chat secreto – https://canaltech.com.br/produtos/como-funciona-um-chat-secreto-no-telegram/

SKYPE: Conhecido e amplamente utilizado – Este programa da Microsoft é um dos mais antigos e pioneiro na questão de áudio/vídeo chamadas. Nos últimos tempos tem perdido força para seus concorrentes, que estão com interfaces mais amigáveis e fáceis de utilizar, além de apresentar mais problemas com a estabilidade em suas transmissões. Mas, como é o mais antigo, acaba sendo o mais conhecido e a grande maioria das pessoas já teve contato pelo menos uma vez, o que facilita na hora de contactar diferentes pessoas.

  • PRÓS: Vem instalado em qualquer computador com Windows / Basta possuir um e-mail e um cadastro / É amplamente conhecido / Envio de arquivos, chat e possibilidade de apresentação da própria tela.
  • CONTRAS: Deve estar necessariamente instalado em seu computador ou celular / Está apresentando muita instabilidade por ser um programa, de certa forma “pesado” / Não é muito intuitivo a forma como deve ser utilizado / É um aplicativo Microsoft, o que pode limitar a interação com sistemas Apple, embora ele seja disponibilizado a todos os sistemas operacionais.
  • LINKS:
  • https://www.skype.com/pt-br/get-skype/ – Download para Windows/Mac/Linux
  • https://go.skype.com/skype.download.for.phone.androidGoogle Play
  • https://go.skype.com/skype.download.for.phone.iphone– Apple Store

GOOGLE HANGOUT / GOOGLE MEET: Rápido e On-line – Estas ferramentas do Google tem sido as grandes concorrentes do Skype, apresentando, como a grande maioria dos produtos Google, uma interface limpa e de fácil utilização. Hangout vem como uma ferramenta para uso pessoal, e o Meet como um instrumento para reuniões mais profissionais, bastando apenas um link enviado de quem está hospedando a reunião.

DICA DO TI: ZOOM – O ZOOM vem sendo apresentado como o aplicativo mais confiável no campo das vídeo chamadas e vídeo conferências por ser um sistema que utiliza o sistema de nuvens para ligar os participantes, o que faz o sistema ser muito mais rápido e estável. O sistema oferece várias formas de acesso, nenhuma necessitando instalação em computadores, somente um arquivo de inicialização, que deve ser baixado no site do desenvolvedor e executado no computador em questão. Mas, nem isso é necessário dependendo do nível de acesso que pretende. Caso seja uma conversa rápida e sem necessidade de identificação oficial dos participantes, o acesso via site é rápido e fácil, tanto para o host, quanto para o participante.

  • PRÓS: Melhor qualidade de serviço, principalmente com estabilidade / Interface intuitiva e simples / pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet / Envio de arquivos, chat e possibilidade de apresentação da própria tela.
  • CONTRAS: Interface em inglês, porém, muito simples e intuitiva / Quem oferecerá a reunião deve realizar um cadastro rápido.
  • LINKS:
  • https://zoom.us/ (você pode alterar o idioma no rodapé da página)
  • Google Play https://play.google.com/store/apps/details?id=us.zoom.videomeetings&hl=pt
  • Apple Store  – Não possui app até o momento, basta acessar via link
  • DICA DO DOUTOR: Retorne um pouco ao passado e use o celular como telefone! Sempre que possível, ligue, converse, fale diretamente com a pessoa. Mantenha o social e o “calor” humano nas interações, é importante.

A todo momento, grandes e pequenas empresas anunciam apoio contra essa terrível pandemia que vivenciamos, então, muitos outros aplicativos estão sendo apresentados e disponibilizados de forma gratuita. Esta lista é a nossa forma de colaborar com o momento atual, os aplicativos e programas podem não ser os melhores produtos do mercado, mas, certamente serão de grande valia neste momento!

CONTEÚDO TÉCNICO: DOUTOR CLÁUDIO J. TREZUB

Veja também...